As semanas de conscientização sobre os transtornos alimentares ocorrem há muitos anos nos Estados Unidos e Canadá, tendo beneficiado centenas de milhares de pessoas. Experiências internacionais e trabalhos científicos apontam que o foco das intervenções de prevenção e tratamento deve focar a saúde e mudança de comportamentos (com relação às dietas restritivas, alimentação, prática de atividade física e imagem corporal).
O GENTA organiza desde 2004 a "Se Dê Conta”: Semana de Conscientização Sobre Transtornos Alimentares e Obesidade, um período no qual nos mobilizamos para alertar o público sobre a seriedade dos transtornos alimentares e seus fatores de risco relacionados.
MISSÃO da SE DÊ CONTA: Atuar na prevenção, educação e conscientização sobre os transtornos alimentares e obesidade.
OBJETIVOS da SE DÊ CONTA: Alertar a população sobre os fatores que contribuem para o surgimento e manutenção dos Transtornos Alimentares e Obesidade e promover discussões e reflexões sobre:
- ditadura da beleza e prática das dietas
- obsessão cultural pelo corpo "perfeito"
- estigma da obesidade
- alimentação, saúde, beleza e bem-estar
- influência da mídia e da cultura na insatisfação corporal, autoaceitação e autoestima
AÇÕES da SE DÊ CONTA: palestras, workshops, cursos e campanhas virais em redes sociais objetivando a promoção da aceitação de diversos tamanhos e formas corporais, contribuindo para a melhora da autoestima e a diminuição do estigma com a obesidade, além de alertar o perigo de práticas disfuncionais de alimentação.