Por Priscila Koritar, nutricionista
Desde 1992, em todo o mundo, no dia 6 de maio (ontem!) é celebrado o Dia Internacional Sem Dieta (no inglês: International No Diet Day).
Em primeiro lugar, gostaria de destacar que dieta é um termo técnico para designar “o modo de uma pessoa de se alimentar”. Esse “modo de se alimentar” pode ser modificado ou ajustado em decorrência de situações específicas da vida, como gestação, ou doenças, como doença renal crônica ou hipertensão arterial.
Atualmente, entretanto, dieta é entendida como restrição alimentar, que pode ser tanto com relação à quantidade ou aos tipos de alimentos, com o objetivo de alterar ou controlar o peso corporal. Dessa forma, é como se alimentação fosse reduzida ao papel de moldar corpos, deixando de lado todos os outros “papeis” que a alimentação tem na vida do ser humano.
Diante dessa realidade, no Dia Internacional Sem Dieta espera-se:
Para entender mais as consequências fisiológicas e emocionais da dieta, veja posts anteriores
http://gentabrasil.blogspot.com.br/2013/01/dietas-engordam.html;
http://gentabrasil.blogspot.com.br/2014/03/a-tirania-das-dietas.html
http://gentabrasil.blogspot.com.br/2013/06/dietas-funcionam.html ;
E o capítulo Alvarenga M. Polacow V, Scagliusi F. Dieta e seus efeitos no comportamento alimentar In: Alvarenga M, Antonaccio C, Timerman F, Figueiredo M. Nutrição Comportamental. Barueri, SP: Manole, 2015.