15 de fevereiro de 2014
Afinal, o que o GENTA quer?
Por Fernanda Timerman, nutricionista e uma das Coordenadoras do Genta
Quem acompanha os posts semanais do Genta percebe que falamos muito sobre prática de dieta (se é saudável, se funciona, se engorda), aceitação do próprio corpo e questionamento da ditadura da beleza vigente (muito magro ou muito musculoso), sobre o estigma da obesidade, práticas alternativas não muito exploradas no Brasil como Comer Intuitivo e Comer Consciente entre outros questionamentos, inovações e rumos da nutrição e alimentação.
Mas sinto que ainda paira muita dúvida, e até um certo tipo de desconfiança, sobre o que fazemos e como isso se aplica na prática. Afinal, quem somos nós e por que remamos contra a maré?
Pois bem, esse post é uma pequena pausa para explicar melhor, pois sabemos que pode ser muito difícil entender porque um grupo de nutricionistas faz uma ação se expondo e colocando fotos como as de cima (falando que a maçã e a fita métrica não nos representa, comendo brigadeiro e pastel, rasgando revistas femininas).
Nós trabalhamos com transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa, compulsão alimentar) que são extremos da relação disfuncional com a comida e o corpo. Mas também vemos que há uma fatia assustadoramente maior da população que não têm esses diagnósticos, mas que também sofrem muito com as consequências dessa corrida desenfreada pelo corpo e a alimentação perfeita.
Estamos assustados com o rumo da nossa profissão, o quanto o discurso da saúde está maquiado pelo discurso da estética, e a quantidade de absurdos lucrativos que estão sendo lançados para os desesperados em atingir esses corpos ideais, infelizmente endossados até por profissionais da “área da saúde”.
Coisas como essas (clique nas fotos para saber mais):
Atadura na língua promete ‘milagre’ do emagrecimento
|
Dieta KEN (ketogenic enteral nutrition), popularizada como “dieta da noiva” |
Entrevista com Netinho sobre os problemas causados pelo uso de anabolizantes
Queremos puxar a cordinha, promover uma reflexão aos que ainda não entenderem alguns pontos:
- NÃO VAMOS SANAR A QUESTÃO DO AUMENTO DA OBESIDADE COM ESSAS BIZARRICES. É só pegar as estatísticas, nós já demos um monte, buscando referências bibliográficas sérias para pautar nossos argumentos que dietas não funcionam e só servem para reforçar o ciclo de paranoia e problemas metabólicos para continuar gerando muito, mas MUITO lucro para a indústria do emagrecimento.
- Queremos que as pessoas entendam que os nutricionistas NÃO SÃO EMAGRECEDORES e que nossa área é muito mais ampla e deveria ser melhor explorada.
- Comer não é apenas uma equação de QUANTO SE CONSOME VERSUS O QUANTO SE GASTA. Se isso fosse verdade, a gente sanava o problema da obesidade com uma equação (cardápio pautado em calorias e recomendação de atividade física). Isso é simplista!
- Enquanto não abordarmos questões EMOCIONAIS, CULTURAIS E SOCIAIS da alimentação, não iremos á lugar algum. Precisamos olhar o COMPORTAMENTO e entender as barreiras que ele impõe para que consigamos atender a equação acima.
Por essas questões citadas, o
GENTA se juntou á Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição para lançar um movimento inovador que irá abarcar esses conceitos de uma forma mais prática e eficaz. Queremos oferecer mais subsídios a quem acha que o modelo tradicional não está sendo o suficiente.
Convidamos os colegas nutricionistas á responderem essa pesquisa abaixo até dia 20/2 para nos ajudar a afinar os últimos detalhes:
Prezado (a) profissional,
Contamos com sua colaboração para entender alguns conceitos sobre nutrição e comportamento, e a partir disso direcionar nossas ferramentas de comunicação.
Suas respostas são confidenciais e serão utilizadas para pesquisa interna de conteúdo.
Os resultados estarão disponíveis ao final para conhecimento dos participantes.
Agradecemos a sua participação e qualquer dúvida faça contato conosco.
E muito em breve divulgaremos mais informações sobre esse Movimento. Estamos muito felizes com o rumo que ele está tomando e não vemos a hora de dividir com vocês.
O que o GENTA quer? Que você….