Blog


DIETAS ENGORDAM


Por Fernanda Timerman, Nutricionista.
No último post, mostramos 2 dietas que foram lançadas recententemente e que são extremamente radicais e invasivas: (1) a dieta enteral KEN ou cetogênica (mais popularmente conhecida como “dieta da noiva”) e (2) a Sistema Aspire Assist que bombeia os alimentos para fora do estômago.
Muitas pessoas podem pensar: “imagina que eu vou chegar a esse ponto de enfiar uma sonda no nariz ou direto no estômago, eu só faço uma dietinha”!!!
Essas dietinhas que parecem inocentes por serem tão divulgadas, incentivadas e socialmente aceitas (até pelos profissionais da área de saúde, o que também já foi falado aqui), também têm seu peso na nossa saúde…sem falar na nossa mente e também no nosso convívio social.
Acabou de sair do forno um vídeo bem rápido, informativo e com bastante dado científico sobre a ineficácia das dietas e a propensão de ganho de peso com a prática constante delas. A autora do vídeo é a Evelyn Tribole, que nos autorizou a legendá-lo, o que levará algum tempo. Segue o vídeo em Inglês por enquanto:

 

 

Os principais pontos do vídeo são:
1) ESTUDO COM GÊMEOS 
Pietiläinen, K.H. et al. (2012). Does dieting make you fat? A twin study. International Journal of Obesity.36:456-464.http://bit.ly/TwinDieting
– Durante 5 anos, acompanharam 2000 gêmeos. O irmão que fez dieta durante esse período ganhou mais peso do que o irmão que não fez.
DIETAS, INDEPENDENTEMENTE DE GENÉTICA, CAUSAM GANHO DE PESO.
 
2) ESTUDO COM CRIANÇAS
Field, A,E. et al (2003). Relation Between Dieting and Weight Change Among Preadolescents and Adolescents. Pediatrics,112:900-906. http://bit.ly/KidsDietingBingeStudy
 
– Estudo com 17,000 crianças de 9 a 14 anos. Crianças que faziam dieta frequentemente nessa faixa etária, tinham de 8 a 12 vezes mais chances de desenvolver compulsão alimentar do que aqueles que nunca fizeram dietas.
DIETAS PODEM LEVAR Á COMPULSÃO ALIMENTAR
 
3) ESTUDO COM ADOLESCENTES
Neumark-Sztainer D et al (2012). Dieting and unhealthy weight control behaviors during adolescence: Associations with 10-year changes in body mass index. Journal of Adolescent Health;50(1):80-86. Free Full Text http://bit.ly/10-Yr-TeenStudy 
 
– Durante 10 anos, analisou-se a correlação entre dietas e controle de peso não saudável com mudança de índice de massa corporal. Viram que 50% das meninas e 25% dos meninos fizeram dieta e que estes tiveram maior amento de peso e compulsão alimentar ao longo dos anos.
– DIETA É O MAIOR PREDITIVO DE DESENVOLVIMENTO DE UM TRANSTORNO ALIMENTAR EM ADOLESCENTES (Patton, G. C., et al. (1999). Onset of adolescent eating disorders: population based cohort study over 3 years. British Medical Journal, 318:765-768. Free Full Text http://bit.ly/TeenDietingEDStudy)
4) ESTUDOS COM ADULTOS
Mann, T. et al. (2007).Medicare’s search for effective obesity treatments: Diets are not the answer. American Psychologist, 62(3): 220-233. http://bit.ly/AdultDietingStudies
– Compilação de mais de 30 estudos com adultos sobre dietas e peso que mostraram que:
PRÁTICA DE DIETAS TENDEM A LEVAR AO GANHO DE PESO, COMPULSÃO ALIMENTAR E TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADULTOS TAMBÉM.
 
RESUMINDO….
 
* Dietas podem levar ao ganho de peso, obsessão por comida, transtornos alimentares e aumento do risco de desenvolver compulsão alimentar, mas a maioria das pessoas não sabem disso;
* Dietas podem ser, em parte, responsáveis pela atual “epidemia da obesidade”;
* Precisamos ABANDONAR A PRÁTICA de dietas, esse não é o caminho!!!! Uma série de estudos científicos estão nos mostrando as consequência negativas para a saúde mental e física.
Mas qual é o caminho então?

Já postamos sobre como se livrar da mentalidade de dieta, falamos sobre algumas alternativas para crianças, falamos sobre o comer em família e também sobre o comer consciente  e intuitivo.
Enfim, existem diversas alternativas e evidências científicas para repensarmos sobre as dietas! Elas não são o caminho, só nos alienam, nos aprisionam e fazem o contrário do que se propõe a longo prazo.


Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares