Blog


A nova moda do “cantinho saudável”…


Por Karin Dunker, nutricionista

Há algumas semanas, fui a um casamento e conheci uma moça que comentou que estava tomando shakes para emagrecer. Foi então que ela descreveu que todos os dias frequenta os famosos ?cantinhos saudáveis?, trocando seu almoço por um shake. Na descrição dela, seriam restaurantes escondidos, em que as pessoas vão para fazer suas refeições, tomar seus shakes, chás, entre outros, com a intenção de emagrecer.

Fiquei imaginando o lugar, e fui ficando indignada e abismada de saber a que artifícios as pessoas estão se submetendo para perder peso. Ao saber que eu era nutricionista, fez perguntas como: mas funciona? Faz bem para saúde? Existem riscos? Perguntas que nós, nutricionistas, cansamos de ouvir, e que fico pensando o que elas esperam como resposta. Acho que querem ouvir que faz bem, muito bem, é ótimo, você vai ficar muito magra! A verdade é que os cantinhos se tornaram moda! Fazendo uma busca na internet, achei uma página no Facebook com a seguinte figura que anuncia o cantinho:

A figura vende uma ilusão, e chega a ser absurda! Você consegue se imaginar chegando num local desses cansado, estressado com o trabalho, mal humorado, e aí comer uma mistura de chás, junto com as cápsulas como na foto abaixo, e sair feliz, sentindo-se vitorioso ? Ou você preferiria comer o prato seguinte, de arroz e feijão com fritas e salada, e sentir-se feliz por comer algo gostoso, e que te sacia a fome?


O ponto é: o momento da refeição, que deveria ser uma pausa para parar, relaxar, conversar com os amigos e comer algo prazeroso para repor as energias do resto do dia, se torna uma obrigação, uma tortura. No final da conversa com a moça do shake, ela disse que tinha perdido peso, mas não estava muito segura se aguentaria por muito mais tempo tomar esses produtos. Essa é a conclusão a que todos chegam após algum tempo tomando essas misturas! Os fatos são evidentes e científicos, não funciona! Ocorre perda de peso sim, mas é uma perda ilusória, pois quando você para de tomar (e você vai parar com certeza, pois o negócio enjoa mesmo!), o peso volta.

Então que tal largar esse modismo e tentar se engajar em uma alimentação saudável, mas com comida de verdade ? Olhe bem para as duas figuras, e pense bem, quando você está com fome, você tem vontade de comer o que? Seu corpo pede o que? Tente prestar mais atenção ao que o seu corpo pede. Seu corpo vai fazer escolhas mais adequadas, que com certeza não serão os shakes.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares