Blog


Batata frita não engorda!


Por Ester Soares Paulino, nutricionista

Michel Pollan, no seu excelente livro “Cozinhar”, diz o seguinte:

 

?Quando a indústria dos alimentos nos libertou do esforço e da dificuldade necessários para que nós mesmos preparássemos nossa comida, nos tornamos mais inclinados a abusar delas de forma impulsiva?. Vide a batata pronta para fritar.

 

Ainda no livro: ?quando o custo de alguma coisa cai, seu consumo sobe. Mas o custo não é medido apenas em dinheiro, também pode ser mensurado em tempo?, citando o estudo de David Cutler (pode ser encontrado nas referências ao final do texto).

O que fica claro é que a conveniência da comida processada presente nas prateleiras do supermercados (lanches e refeições prontas) exerceu e continua exercendo efeito importante e avassalador no consumo energético atual. E o que este mesmo estudo investigou –  e outros tantos  corroboram – é o fato de que quanto mais tempo uma nação dedica a fazer comida em casa, mais baixos são os índices de obesidade.


Essa comida fácil, disponível a um click do microondas, que nos permite comer tão rapidamente e  eliminando o primeiro passo dos sinais de saciedade, a mastigação. A oferta das prateleira dos supermercados pode ser mais convincente do que uma ida a feira, mas também bem mais danosa quando esquecemos nossas habilidades culinárias e deixamos de ensinar isso às próximas gerações. É disso que falo quando digo que batata frita não engorda.

Além de desaprender a fazer sua própria comida, o que  esperar de uma geração que não senta mais à mesa, não divide o alimento, não compartilha o momento, a espera? Estas são as primeiras lições de cidadania que o indivíduo aprende e isto esta sendo desprezado.

Não dá para desconsiderar o fato que o tempo é hoje um bem precioso. Mas a questão é: precioso para que? Que tempo é esse que não te permite parar alguns minutos para cortar um legume e refogá-lo no alho e no azeite? Passar um bife na chapa, espalhar umas cebolas, lavar umas folhas de alface? Sentar à mesa e deliciar-se? Faça isso e me diga: quanto tempo do seu precioso dia isso levou?

Ah, deixe eu contar uma curiosidade sobre o título deste post (“Batata frita não engorda!?). Eu ouvi de uma nutricionista incrível, que assim como eu, acredita que a alimentação não pode ser entendida de maneira tão reducionista tipo ?saudável e não saudável? e foi comentado dentro de um contexto plenamente justificado e fundamentado. Sim, eu também repito: Batata frita não engorda!

Para saber mais: 

http://www.tudogostoso.com.br/receita/18897-batata-frita-sequinha.html

 

Pollan, Michael. Cozinhar: uma história natural da transformação. ed. Intrínseca. 2014


Cutler, David M. et al. Why Have Americans Become More Obese? Journal of Economic Perspectives, v. 17, n.3, 2003

Rozin, Paul et al . Attitudes to Food and the Role of Food in Life in the U.S.A., Japan, Flemish Belgium and France: Possible Implications for the Diet?Health Debate. Appetite, v. 33, 1999



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares