Blog


Como eu expliquei para uma paciente o que é comer de forma flexível!


Por Manoela Figueiredo, nutricionista

Semana passada eu estava em uma consulta com uma paciente nova que me contava as inúmeras dietas que já tinha feito e as incontáveis vezes que tinha perdido peso, ficado muito bem, mas no fim sempre acabava deixando a dieta de lado e engordando de novo e se sentindo muito fracassada.

Fui tentando conversar com ela e explicar porque as dietas não funcionam e porque as pessoas engordam de novo quando não mudam o jeito de se relacionar com a comida, mas ela insistia em me dizer: ?sou muito disciplinada, se você me passar as orientações, eu vou seguir”. 

E eu insistia em lhe dizer que não acreditava mais naquele modelo de seguir prescrições pré-determinadas por outra pessoa e não pelas escolhas dela própria, com a minha ajuda e orientação.

Então me veio um exemplo, uma metáfora, e eu perguntei à ela:

– ?Você já andou a cavalo??

– ?Sim?, disse ela.

– ?O que acontece quando você segura a rédea muito firme e apertada??

– ?O cavalo fica bravo, empina e você perde o controle? ela disse.

– ?E quando você deixa a rédea solta demais??

– ?O cavalo se solta, dispara e você perde o controle? concluiu ela.

– ?Pois é disso que estou falando, assim que eu acredito que deve ser a alimentação, nem cheia de restrições e nem completamente solta, no modo tudo ou nada há sempre a perda de controle: o cavalo sem condução sai em disparada e o cavalo preso empina e se irrita, os dois podem te derrubar. Para uma cavalgada leve, gostosa, prazerosa é preciso segurar as rédeas nem tão apertadas e nem totalmente soltas, é preciso interagir com o animal, ser flexível e acima de tudo confiar nele e eu acredito que também é assim que podemos ter uma boa relação com a comida?.

Depois de um breve silêncio, senti que minha metáfora funcionou, ela abriu um sorriso e me disse que era assim que ela gostaria de conseguir comer, e eu disse, e é assim que eu posso te ajudar!

Pensem nisso!



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares