Blog


Ganhos da pandemia: atendimentos nutricionais sem balança


Por Maria Luiza Petty, nutricionista

Entre tantas perdas de pessoas queridas, sofrimento, isolamento, desemprego e empobrecimento, me parece difícil falar em ganhos da pandemia da Covid-19. Então, primeiramente, quero deixar claro o quanto respeito e me solidarizo com todas essas dores.

Mas gostaria de trazer à tona algo que aconteceu de bom neste tempo. Com a possibilidade de atendimentos à distância, um instrumento emblemático da sala de consultório do nutricionista perdeu seu destaque – a balança (não vou nem falar dos adipômetros, porque esses mesmo, nunca apareceram nas minhas consultas).

Como é bom falar de alimentação, saúde, escolhas alimentares, comportamentos e autocuidado sem a perseguição de um aparelho que indica um número controverso.

Controverso porque para algumas pessoas ele significa seus valores como gente. Controverso porque ele é um reflexo de um conjunto de matérias (sangue, órgãos, ossos, músculos, tecidos, pele, água, etc.) que vão além de gordura, mas que costuma ser visto só como isso. E, principalmente, controverso porque é considerado um indicador de saúde, quando definitivamente não é.

As consultas on-line ajudam o paciente que busca um nutricionista com abordagem comportamental ou aqueles que sempre tiveram medo de se expor encima de uma balança a se livrarem da perseguição deste número e poderem olhar e experimentar novas maneiras de se alimentar e se relacionar com quem são. E para nós, nutricionistas, ganhamos tempo de consulta com o que realmente importa: o “quê”, “onde”, “quando” e “como” os pacientes comem o que comem.

Desejo que nos livremos de todas as agruras desta pandemia, mas que aspectos positivos, como os atendimentos online, sem a marca “obrigatória/protocolar” da pesagem, fiquem para sempre para valorizar o que o nutricionista realmente deveria fazer: promover a saúde (física, social e mental) por meio de uma alimentação equilibrada e prazerosa.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares