Por Ester Soares, nutricionista
Com essa chamada a Blogueirinha de Merda (@blogueirinhademerda) inicia seus vídeos e desfila um manancial de bordões que estão fazendo sucesso no youtube.
Interpretada por Bruno Matos, hoje com cerca de 300 mil seguidores, a personagem com nome escatológico viralizou na internet. Com um misto de humor e sarcasmo o sucesso da Blogueirinha vem exatamente do fato dela usar todos os clichês e estereótipos de diversas blogueiras famosas. “Não sei vai tá focando” quando quer mostrar um produto, “essa é minha nova queridinha do momento” e o constante “não adianta procurar que vocês não vão achar no Brasil” são frases que constantemente ela repete.
Por que é engraçada? Porque ela imita a vida real! Como toda piada, essa também traz um tom de veracidade e semelhança com o possível. Apesar de não ser especialista em absolutamente nada ela dá conselhos, se leva a sério e acredita que influencia suas seguidoras com as mais estapafúrdias atitudes e conselhos.
Se diz vegana por religião, mostra um estilo de vida que não segue, dá conselhos que jamais usaria na sua vida, faz de tudo para aparecer e ao mesmo tempo se mostrar inocente e natural.
Engraçado e caótico ver que isso muitas vezes é o que acontece na vida. Qualquer pessoa pode ter um canal de vídeos e qualquer outras podem se tornar expectadores de suas ideias. E o problema está mesmo aí: é muito mais fácil engolir uma mentira doce que uma verdade amarga.
Quantas “blogueirinhas” estão espalhadas por aí, dando opiniões e conselhos, influenciando a vida das pessoas sem ter nenhuma responsabilidade ou conhecimento sobre o que falam? O curioso disso é ver que muitos desses influenciadores digitais, como gostam de ser chamados, adoram o público, mas rejeitam a responsabilidade do que falam e fazem.
Tente ver com bom humor quem faz humor, mas tenham um bom filtro para informações importantes para sua vida e sua saúde.