Você que segue nosso Blog sabe que a aceitação corporal, o respeito à diversidade de formas e corpos e a crítica a estigmatização da obesidade estão entre nossas ?bandeiras?. Já escrevemos vários posts relacionados a estes temas.
E por quê?
Porque a insatisfação corporal é um dos mais importantes fatores de risco para transtornos alimentares e obesidade e a prevenção destes problemas tem sucesso quando se trabalha pela aceitação da diversidade, formas e tamanhos corporais. Sim, porque qualquer ideal de beleza é injusto, quando temos tantas diferenças.
Sobre a estigmatização da obesidade, desnecessário dizer que toda forma de discriminação é cruel e injusta, mas no caso da obesidade não há leis que protejam este tipo de preconceito, e mais do que outros grupos, eles são responsabilizados pela sua condição. O preconceito só aumenta o problema, e desvia o olhar da verdadeira saúde ? não a ausência de doença ? mas completo bem estar físico, emocional e social segundo a Organização de Saúde.
Negahamburguer foi criada por Evelyn Queiróz, que usa a arte para fazer política: “Todo o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo, então é isso que eu mais quero comunicar.”
O projeto tem o objetivo de retratar histórias por meio de belas e criativas ilustrações. Histórias de mulheres REAIS que sofreram algum tipo de discriminação por preconceito a suas condições e por pressões de padrões sociais de beleza.
Participe! Mande sua história, apoie, divulgue. Esta é uma iniciativa que vale a pena no meio do mar de insatisfação, preconceito e olhares comuns!