Blog


Remando contra a maré: o mundo está mudando, e você?


Há alguns anos, quando nós do GENTA começamos a escrever posts no nosso blog e a compartilhar nossas ideias e nossa vivência profissional, nós éramos um pequeno grupo falando sobre esses temas, um pequeno barco remando contra a maré e contra uma inundação de propagandas sobre dietas e corpos perfeitos. Ideias como ?não faça dieta?, ?dietas fazem mal à saúde?, ?aceite seu peso? e ?pare de odiar seu corpo? já eram bem conhecidas nos Estados Unidos, na Austrália e em outros países, mas pouco conhecidas aqui no Brasil. Hoje fico muito feliz em observar que as coisas estão mudando por aqui!

Um bom exemplo do início desta mudança aconteceu na novela ?Amor à Vida?. Semana passada, assisti a um capítulo com a polêmica personagem Perséfone (interpretada pela atriz Fabiana Karla), que durante muito tempo foi massacrada por ser obesa, tema recentemente abordado em um de nossos posts. Pois bem, ela estava passando mal e havia sido internada por fazer uma dieta rígida. Já falamos em inúmeros posts neste blog sobre os malefícios da dieta, mas abordar este assunto em uma novela exibida em horário nobre é muito importante. E ainda mais, seus amigos e médicos estavam criticando sua atitude, dizendo que ela deveria se aceitar, parar de fazer dietas e que o marido dela deveria aceitá-la independente de seu peso. Acho que as coisas começaram a mudar depois das inúmeras críticas. Para quem não assistiu, pode ver uma parte do capítulo neste link (até o 2:49).

Outro exemplo foi a matéria de dezembro da revista ?Vida Simples?, que traz na capa o título: ?Chega de dieta: o peso não é a melhor forma de medir sua saúde. Liberte-se da balança, faça as pazes com seu corpo e viva mais feliz?. Uma matéria muito bem redigida, com a participação de nossa colega e membro do GENTA Ana Carolina Pereira Costa, em que são citados importantes estudos e autores conhecidos sobre o assunto. A matéria traz ainda algumas folhas que podem ser recortadas, contendo frases de incentivo como: ?liberte-se da balança?, ?faça as pazes com a comida?, ?seu maior peso é a culpa? e uma hashtag para ser compartilhada nas redes sociais #chegadedieta. Se pensarmos que normalmente no mês de dezembro temos uma avalanche de capas de revistas publicando inúmeras dietas para perda de peso e de como chegar ao corpo ?perfeito? para o verão, acho essa mudança significativa.

O seminário da Dra. Sophie Deram, nossa também colega e membro do GENTA, na Câmara dos Deputados em setembro deste ano, falando sobre obesidade infantil e dietas restritivas na infância, é outro exemplo. ?Crianças obesas não devem fazer dietas restritivas, com proibição total de certos alimentos?, diz a matéria sobre o seminário que pode ser acessada aqui. Falar sobre esse assunto para o nosso governo é sinal de mudança também.

E não poderia deixar de citar o sucesso da nossa campanha de prevenção deste ano, a ?Sê Dê Conta?, que teve uma excelente aceitação e divulgação nas redes sociais, atingindo um público enorme, acima do esperado. (posts sobre esse assunto: veja aqui e aqui)

Então, após compartilhar com vocês algumas conquistas realizadas este ano, gostaria de dizer que acredito que estas mudanças aconteceram não somente pelo nosso esforço, estudo e trabalho, mas porque as pessoas e a mídia estão conseguindo perceber que este é o caminho! As pessoas estão ficando cansadas de fazer dietas que não funcionam, estão cansadas de lutar contra sua biologia e contra seu próprio corpo. E você, vai continuar fazendo dieta em 2014?

Sempre digo e repito aqui: tenho muito orgulho em fazer parte desta família que é o GENTA e de poder contribuir de alguma maneira para toda essa mudança. E continuaremos remando, tendo a certeza de que boa parte da nossa missão está sendo realizada! Já diria Goethe: ?remar contra a maré é difícil, mas fortalece?.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares