Por Marcela Kotait, nutricionista
Estamos na Semana de Conscientização sobre o Estigma do Peso (Weight Stigma Awareness Week), cujo objetivo é esclarecer e educar sobre o preconceito e aversão sobre o peso corporal. Crenças e atitudes negativas em relação ao peso podem se manifestar por meio de estereótipos, geralmente caracterizando pessoas gordas como desleixadas, comilonas e sem força de vontade para mudar, por exemplo.
É preciso entender porém, além do estigma em relação ao peso corporal, as diferenças entre ações relacionadas à forma física de indivíduos manifestadas por meio de pressão estética – definida como a pressão social, perpetuada e difundida pela sociedade e pela tentativa de encaixar pessoas no padrão de beleza vigente, com relação direta com a insatisfação corporal e com a imagem – e gordofobia – que é o preconceito e aversão ao corpo gordo, manifestada de várias formas, mas comumente expressa pelo entendimento de que todo corpo gordo seria doente ou não mereceria direitos básicos.
Atitudes preconceituosas e aversivas impactam negativamente as relações com o corpo e alimentação, aumentando a insatisfação corporal e risco para o desenvolvimento de distúrbios alimentares como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar. Transtornos alimentares são doenças psiquiátricas sérias, caracterizadas por uma preocupação excessiva e persistente em relação à alimentação e ao peso corporal. Comportamentos disfuncionais focados na busca por emagrecimento e controle da ingestão alimentar, por exemplo, são característicos desses transtornos. O estigma do peso e a discriminação afetam pessoas de todos os tamanhos, assim como os transtornos alimentares.
A relação entre corpo e ato de comer potencializa sentimentos atrelados à alimentação. E, embora a máxima sobre a igual importância entre a maneira que se come e o que se come seja verdadeira, comer em paz e com permissão podem contribuir na reconstrução da relação verdadeiramente saudável com o corpo. O debate sobre saúde se faz urgentemente necessário para ressignificarmos quais são os reais resultados de se terminar com os estigmas relacionados ao peso e mudarmos o paradigma atual em relação à obesidade.
Ao longo dessa semana siga:
Neda: https://www.nationaleatingdisorders.org/get-involved/weight-stigma-awareness-week
@neda
Astral: http://astralbr.org/semana-de-conscientizacao-sobre-o-estigma-do-peso/
@astralbr