Blog


Você Come Assim?


Por Karin Dunker, nutricionista

Começo essa reflexão com algumas histórias do nosso dia a dia de consultório….

Uma paciente refere que luta com o momento da refeição, diz que não consegue comer sozinha, e que quando o faz na verdade fica enrolando para comer por uma hora, por medo de que aquele pouco que está comendo vai engordá-la !

A outra paciente diz que come muito rápido, não têm tempo e paciência para sentar-se a mesa , pois acha que este momento não é importante. Engole tudo em 5 minutos, e volta para sua corrida rotina de trabalho.

Parecem dois exemplos opostos, mas na verdade as duas não conseguem lidar com o momento da refeição. Parar para comer, prestar atenção no que está comendo, ter prazer naquele momento da refeição, e sentir se satisfeito e feliz depois. Você conhece alguém que acha isso  importante ?

Claro que deve conhecer, mas acho que são poucos os que realmente conseguem perceber os sinais do corpo de fome e saciedade, tão importantes para ter uma refeição  prazerosa, e satisfatória. Vivemos na urgência do tempo, no trabalho, em casa, com a família, filhos, amigos. Com tantas obrigações e metas a serem atingidas, será  que comer deixou de ser importante ?

Não temos mais tempo para comer, mas temos tempo para correr. Sim, precisamos comer isso é certo, todos sabem, pois os alimentos são o nosso combustível, e sem eles morremos. No entanto percebemos no consultório que comer deixou de ser um prazer, e passou a ser uma obrigação, o alimento é visto como algo que engorda, que pode fazer mal, que pode te deixar doente, mas que ao mesmo tempo pode funcionar como algo mágico, a cura para uma doença, a fórmula da juventude. E onde fica o prazer ?

Que tal experimentar algo novo ? Pense no momento da refeição como um momento agradável, onde você têm a oportunidade se saborear algo gostoso e saboroso ! Um bom exemplo é o momento em que o crítico de gastronomia no filme Ratatouille degusta o prato de chef que faz remete-lo a boas lembranças da infância (veja o video).

http://www.youtube.com/watch?v=4nBOyVG7oIM

Então esqueça todos os conceitos que você têm do que é certo e errado. Experimente saborear sua próxima refeição, com tempo, com alguém que você goste, sentado à uma mesa bem posta, escutando uma música agradável, e perceba o prazer que esse momento pode te dar !



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares